DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

O PALHAÇO NOS PERMITE, RESGATAR A CRIANÇA ADORMECIDA EM NÓS…

O que posso dizer nestas experiências que tive até o momento, é que sou uma pessoa paciente, meus ouvidos são enormes. 
Consigo ouvir muito e falar pouco. 
Tenho bastante empatia. Me emociono com muita facilidade. Gosto muito de ajudar as pessoas mesmo que isto às vezes me prejudique. Gosto de transmitir meus conhecimentos a todos que precisam. 
Fiquei muitíssimo satisfeito de participar dos eventos neste fim de semana. Foi uma experiência única e mesmo sem o nariz, me senti a vontade para interagir com as crianças e as pessoas que se aproximaram do Risos sem Fronteira e é algo mágico, no sábado as crianças não queriam mais sair de perto porque ficaram admiradas de ver os grandes brincando.

Sou Franco a dizer, que fazia bastante tempo que eu não brincava que nem criança, achei que no dia seguinte não iria conseguir participar do outro evento, mas não sei até agora de onde surgiu tanta energia para alegrar as crianças no domingo.


Foi tão bom que nem vimos a hora passar.
Obrigado pela oportunidade.

Marcos 
futuro Dr palhaço Risologista

*Publicação autorizada*

Marcos


DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

O que está sendo o Riso Sem fronteiras para mim
Eu estava no trabalho, meio que ouvindo a conversa das meninas da minha frente. Rsrs.

Quando ouvi a Tati falar que se formou em Dra. Palhaço, eu disse: Oi!? O que aconteceu?! Kkkkk. Foi quando ela me contou a história dela e eu disse: Eu também quero, sempre quis como faz pra participar?

Quando fomos para a primeira oficina eu sai de lá com outra ideia do voluntariado, enxergando a responsabilidade que seria entrar para este projeto, com um peso nas costas, mas ao mesmo tempo, uma leveza de saber que eu escolhi estar ali para levar o sorriso ao próximo.
Quando encontrei minha mãe, depois dessa primeira oficina, eu fiz como sempre fiz de costume quando faço alguma coisa de diferente, contei tudo pra ela, como foi divertido e a nova visão que tive sobre o projeto, e no final ela disse: Ainda dá tempo de eu participar?

Como assim?? A minha mãe? Que divertido!! Aproveitei e chamei meu pai também, claro que ele topou.

O Riso me mostrou um caminho tão lindo, que faz com que eu queira trazer todo mundo pra esse universo.
Fazer parte do grupo tem sido uma descoberta para mim a cada oficina. Eu como atriz, não me preocupo com o público ou com o estar à frente, pois já tenho tudo estudado, decorei todas as falas, está tudo bem, estou segura. Mas como palhaça, estou vivendo uma sensação completamente diferente, pois o material de estudo sou eu mesma, e aqui não tem texto para decorar e sim situações onde tenho que olhar sentir e agir de uma maneira que eu consiga acrescentar momentos bons na vida do outro.

O Riso pra mim é uma porta pra um mundo melhor.
Muito obrigada.

Suellen Veríssimo Palmieri

*Publicação autorizada*

Suelen


DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

Bom, seguindo a sequência e aproveitando este dia…
Vou falar como foi a minha experiência no hospital.

1° estava super ansioso, corpo a milhão, aflito e com *MEDO*…. Com certeza o sentimento que mais prevalecia.

Estava com a sensação de ser incapaz de consegue fazer aquilo.
Me dando por *DERROTADO*.

E logo que cheguei já encontrei uma Dr. 
Que infelizmente não lembro o nome que já começou a me motiva, é a falar como ela se sentia bem em fazer aquilo.
LOGO em seguida chegaram todos. 
O Maicon com certeza desempenhou um papel muito importante ali para mim, falou sobre o *ESVAZIAR* e principalmente não trazer nada de dentro.
Quando entramos me sentia “acamanhado” pois todos os olhos se voltavam para a gente e ao menos tempo me sentia importante/útil e feliz porque via uma luz no olhar, enxergava esperança. 
A cada novo quarto que entrávamos era uma nova situação que nos fazia pensar rápido e ágil. Aos poucos fui vendo, aprendendo e pegando os *GATILHOS* que os Dr. 
(Que eu apelidei de mentores) iam deixando no ar para a gente.
E no final da experiência concluir que era aquilo que eu sempre busquei, que era o que me faltava e que com toda a certeza do mundo e com a bênção do Pai irei fazer.
Ah tbm sentei no chão não final…

NÃO FAÇAM ISSO ??

Iago Martins

*Publicação autorizada*

Iago


DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

Assim que entrei, eu estava bem envergonhada e com medo de travar nos jogos, e mais ainda, travar quando estivesse em algum quatro.
Bem, hoje não tenho mais medo dos jogos, sei que posso não ter nenhuma ideia, posso estar em total vazio e que isso não é ruim, isso é essencial. Aprendi que preciso olhar, sentir e agir. 
Então, não tem como pensar no que faria antes, uma vez que não estaria olhando, e nem sentindo. 
E depois dessa oficina que participei hoje, que foi a minha segunda, eu sei que a frase: os olhos são as portas da alma, é muito verdade.

Estou ansiosa pra a próxima oficina e para as próximas descobertas sobre a minha essência adormecida.

Muito obrigada por essa oportunidade de me redescobrir ?

Gabriela

*Publicação autorizada*

Gabrielle


DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

Salve salve …

Pra mim a palavra que melhor define essa experiência é transformação, participei de 2 oficinas e reconheço que não sou um dos mais ativos no grupo do WhatsApp do face , mas não passo um dia sem pensar nessa transformação , sem pensar no Riso, nos momentos de exposição , improviso , reflexão , de ouvir , de falar , de sentir…

tenho certeza absoluta que já levo muito aprendizado para minha vida , a questão de se expor ao ridículo é sem duvida o que mais vem mexendo comigo , isso te leva ao lugar onde nunca deveríamos sair , mas que somos de certa forma obrigados a abandoná-lo aí que começam todas as dificuldades da vida…

eu ainda não encontrei meu palhaço , mas sinto que ele vai ser um palhaço bem carinhoso e sem muitas regras , mas como a palavra é transformação isso ainda pode mudar, a única coisa que não muda mais é a gratidão pela oportunidade de viver isso.

Gratidão

Admiração

Respeito ????

Luiz Teixeira

*Publicação autorizada*

Luiz


DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

Olha….
Tenho tido oportunidades de viver experiências maravilhosas….diria até, libertadoras…tanto com as oficinas, quanto fora!

Tenho aprendido a observar mais, ouvir mais para sim ter ação…
Com as oficinas tenho entendido na íntegra que existe uma logística para as atitudes….Digo isso pq sempre fui muito espalhafatosa, ansiosa…

Hoje com a observação estou conseguindo analisar com mais facilidade…Absorvo, processo, elaboro e devolvo.

Os jogo que estão sendo propostos nas oficinas tem sido fundamentais nesse meu pensamento.

Gratidão pela oportunidade ????

Amanda Cristina

*Publicação autorizada*

Amanda


DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

Bom Dia familia #RISOSEMFRONTEIRAS

Gostaria de compartilhar com vocês o sentimento que vivi… 2 sábados seguidos, no início deveria ser apenas uma intervenção… fui pensativo e aguardando o inesperado, pois bem, cheguei com um sentimento de será que é isso mesmo que eu quero, mas como curto desafios encarei…. a primeira coisa que ouvi foi uma breve explicação e o que poderíamos ou não fazer dentro do ambiente hospitalar… respiramos fundo e adentramos ao recinto pessoal incrivelmente indescritível, imensurável o sentimento que me tomou ao irmos entrando pelos quartos, não é simplesmente uma visita (eu tinha esse pensamento), pessoal é simplesmente incrível como a alegria, o sorriso, o amor, a presteza de nossos atos podem transformar todo um ambiente, um lugar de certa forma triste, solitário, sem muitas possibilidades, vira uma festa, risos para todos os lados, brincadeiras de ambas as partes assistidos, funcionários, médicos, acompanhantes e etc., clima totalmente avesso ao que descrevi acima. Cada assistido fica absurdamente apenas esperando que nós cheguemos em sua frente e com um olhar puro e brilhante como de criança sem maldade alguma, é como se implorassem pra ver aquele show que nos pré dispomos a fazer, impressionante como tira a pessoa daquele estado e a coloca em um mundo fantasioso onde são apenas risadas, sem lembrança alguma do momento ruim que estão atravessando, enfim como disse anteriormente o que seria 1 sábado virou 2 e com 3 eventos, e juro que não foi uma coisa de fato pensada, foi natural, quando mais passava nos quartas e via a alegria daquelas pessoas isso meio que me fazia querer levar isso para a maior quantidade de pessoas possíveis, e eu não cansava pelo contrário ainda queria mais, ouvi uma frase do Wellington Nogueira,

“O MUNDO/UNIVERSO PARECE QUE CONSPIRA A FAVOR DO PALHAÇO”

, é posso garantir que isso é verdade, estou trazendo os ensinamentos da oficina para minha vida e está incrivelmente funcionando. Gostaria de agradecer todos os doutores por todo o aprendizado nos direcionando maravilhosamente em todas as intervenções. Também agradeço ao nosso grande mestre Maicon Vilino, de pequenos gestos são feitos o mundo, de pequenos olhares são criados conceitos, de uma pequena ação podemos levar um mínimo de alegria a um necessitado sem ter que se preocupar com a armadura que lapidamos ao longo da vida…. Simplesmente a regra é brincar, ser feliz, e fazer a vida de alguém feliz, pois podemos ser o último momento feliz de alguém.

#gratidão #risosemfronteiras #familiariso #iniciativavolutaria #sensacional??????

Fábio

*Publicação autorizada*

Fabinho


DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

Preciso partilhar o que está transbordando no meu coração. As experiências em caráter de laboratório estão sendo fantásticas, estão transformando a minha vida, deixei de “ver” e passei a “olhar” o outro e o mundo de uma forma melhor.
O encontro com outro em cada quarto é inenarrável, o assistido libera suas emoções mais puras e verdadeiras, tudo que o palhaço propõe, seja o jogo espontâneo, uma música, um diálogo improvisado e visivelmente atrapalhado, a troca entre os palhaços transforma o ambiente, contagia os acompanhantes e torna leve o dia dos funcionários…
Nas oficinas teóricas e práticas (brincadeiras e dinâmicas) sempre achamos o conteúdo extenso, temos medo de não lembrar de tudo e não dar conta de tudo que está sendo passado à nós com tanto carinho e dedicação, mas é indispensável quando estamos na prática do laboratório. Engraçado como na nossa cabeça as oficinas passam em flashes em questão de segundos quando estamos dentro do quarto e já logo pensamos em colocar em prática o que aprendemos na teoria.
O poder do SIM em cada quarto, para brincadeiras, desperta sorrisos, alegra corações e mudar o nosso dia e o dia deles também com certeza.
O riso solto e livre por si só já promove um diálogo, fomenta o bem estar, mitiga o estresse e a fadiga. O brilho no olhar do assistido quando vê aquela Ospália pelas dependências do hospital é impagável. 
A construção coletiva do saber (teoria x prática) o conhecimento teórico e a vivência prática, estou achando de fundamental importância, tenho vontade de gritar para todo mundo ouvir …

VENHA FAZER UM MUNDO MELHOR ??

Você não pode se concentrar em salvar o mundo todo, então concentre-se em salvar uma pessoa de cada vez….

July Marques ??

*Publicação autorizada*

July

DIÁRIO DE UM DR. PALHAÇO EM DESENVOLVIMENTO ??

Gente, eu gostaria de falar um pouquinho de como está sendo minha experiência nesse processo com o Riso (como se eu já não falasse demais), pois acho que um precisa fortalecer o outro pra ninguém desistir desse trabalho TÃO LINDO ??

EU ESTOU AMANDO, COMO ESTÁ SENDO INCRÍVEL!

Acho que não é o que parece, mas eu não sou a pessoa mais fácil de se fazer amizades, mas com vocês eu me sinto tão a vontade, tão da família, que parece que o Riso é uma causa que eu abracei há muito tempo.

VOCÊS SÃO LEVES!

Eu mostro as fotos para os meus pais e conto as experiências, e eles me olham assustados no mínimo se perguntando onde esconderam a filha deles kkkk

Falo com toda a certeza, já não sou a mesma do dia primeiro de julho, aquela primeira oficina que começou mudar minha vida e a forma de eu ver todo o mundo. 
Às vezes eu me pego fazendo umas coisas que paro e me pergunto,

QUEM TÁ TOMANDO CONTA DO MEU CORPO, PELO AMOR DE DEUS ??

Aquela menina que no começo pensava em ser cara limpa, hoje não vê a hora de receber o seu nariz e colocar em prática tudo que está tendo a oportunidade de aprender!

Depois da primeira intervenção no HC, eu tive certeza que é isso que eu quero fazer pelo RESTO DA MINHA VIDA! 
No sábado que tive essa primeira oportunidade, sabia que meu dia seria incrível, MAS A SEMANA TODA FOI INCRÍVEL! Tive uma semana de gratidão ? 
Aí chegou ontem, e eu esperava o mesmo da semana anterior, mas foram outras duas outras experiências totalmente diferentes e ainda mais gratificante. 
Então eu digo, quem não participou de nenhum laboratório, NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE, vamos aprender a sermos gratos!

Me sinto a Meredith, Yang, O’malley, Alex e Izzy e vocês minha Bailey ???? (Pega essa referência kkk)

Sou muito grata por vocês, e falarei isso sempre e sempre! 
Contem sempre comigo ?

*Publicação autorizada*

Gabi